TINTA LOUSA

Criatividade em foco!

Tendência em decoração, as paredes com tinta que imita a lousa escolar estão ganhando cada vez mais espaço nos mais diversos cômodos de casa e também em espaços comerciais, além de deixar móveis e utensílios com um ar descolado. O efeito incentiva o uso da criatividade, já que permite que se escreva, desenhe, apague e refaça quando quiser, e estimula a interação entre os moradores da casa através de recados deixados sobre ela. E o mais legal é que ele conversa com diferentes cantinhos da casa: sala, quarto, cozinha, escritório e até banheiros.



                 Ambiente Casttini Rio

Nos ambientes comerciais, a tinta lousa pode ser utilizada das mais diversas formas. Lojas podem expor seus valores e promoções, restaurantes e bares podem aproveitar para escrever seu cardápio, escritórios podem fazer da parede um quadro de recados... Enfim, são infinitas possibilidades!

É comum que a tinta fosca seja indicada para a pintura de madeiras, mas ela também pode ser aplicada em paredes, principalmente quando se busca o efeito lousa. Isso se dá pois a tinta fosca permite a melhor aderência do giz. Além disso, depois que você quiser mudar as frases e ilustrações feitas com o giz nas paredes, basta passar um pano úmido, que o giz será retirado e sua parede “lousa” estará pronta para a próxima empreitada de decoração. Mas é importante estar atento, pois nem todos os materiais tem boa aderência à esse tipo de tinta. Superfícies plásticas e metálicas, por exemplo, não são indicadas para a aplicação da tinta acrílica fosca. Para estas superfícies, outros tipos de tintas terão melhores resultados.


Uma das vantagens da tinta com esse efeito é que, seguindo alguns passos, você mesmo pode colocar a mão na massa e fazer a transformação.
Primeiro, antes mesmo de passar a tinta, forre bem o chão, rodapé e móveis para não sujá-los. Lixe a parede, de preferência com uma lixa grana 220. Ao finalizar esse processo, passe um pano úmido para limpar a superfície.

Escolha a tinta de efeito fosco da marca de sua preferência e a aplique com um pincel de cerdas (em cantos ou para dar acabamento) e um rolo de espuma — o ideal é que ela seja diluída, no máximo 10%, em aguarrás.
É provável que, para conseguir o efeito desejado, você tenha que passar entre duas ou quatro demãos de tinta. Atenção: a cada demão, dê um intervalo de pelo menos oito horas. Em caso de dúvidas, leia com cuidado as instruções contidas na lata da tinta.
A tinta pode levar cerca de 18 horas para secar por completo e o recomendado é que você aguarde esse tempo para voltar com os móveis para o lugar.
É ideal que se espere ao menos 20 dias para começar a escrever com giz na superfície com tinta lousa.

E se você tem alergia ao pó do giz e já estava chateado por não poder usar a tinta lousa em sua casa, não se preocupe! Atualmente, já existe disponível no mercado canetas de giz e giz antialérgico, feitas com material hipoalergênico.

Na Casttini Rio Planejados você tem a ajuda de profissionais para montar seu projeto e deixar sua casa com o seu jeito. Fale conosco!

Comentários

Postagens mais visitadas