LACA

Beleza e cuidados

A laca surgiu em meados da década de 70 com a ideia de dar mais vida e cor nos ambientes. Na compra de móveis laqueados é levado em conta não somente a aparência, mas também os processos mais complexos para fabricação dessas peças. Como resultado, temos móveis com textura diferenciada que trazem mais irreverência para seu projeto.
Na maior parte das vezes a laca é aplicada sobre uma estrutura de MDF, e para que o material fique com sua superfície lisa e com seus poros vedados, é utilizada uma pistola de pintura como primer.
A laca, destacada pela versatilidade, possui muitas variações de cor. Seu acabamento pode ser fosco ou com brilho, conferindo sofisticação e personalidade ao ambiente, sem torná-lo cansativo.

Showroom Casttini Rio com laca brilhante branca


Com maior resistência e toque acetinado, a laca fosca é caracterizada pela ausência total de brilho. Assim, é indicada para móveis com maior uso, como estantes, escrivaninhas, cômodas etc.
Com 90% a mais de brilho, a laca brilhante precisa de uma etapa a mais em seu processo de produção que é um polimento similar ao aplicado em automóveis. Por sua maior fragilidade, é indicado o uso pontual e em móveis usados com menor frequência.
Para um ambiente mais descolado e alegre, aposte na combinação de móveis laqueados em cor com outros em madeira. Caso tenha aplicado cores em sua decoração, componha um móvel com laca em tom vivo com outras peças de cores mais neutras como o tom caramelo, nude ou bege, que dialogam bem sem acrescentar peso ao ambiente. A laca branca dá um ar vívido à decoração e permite a aplicação de cores em outros objetos, podendo compor uma decoração minimalista ou em ambientes com color block.


O móvel laqueado requer mais cuidado devido à sua fragilidade quando comparado aos padrões de madeira. Na laca, as batidas nas quinas e os arranhões nos tampos ficam mais visíveis. Por isso, ela é bem-vinda em produtos pontuais da sua casa, que não tenham tanto contato de uso.
Para manutenção da laca e limpeza diária do móvel o melhor é apostar em uma solução de detergente e álcool. Coloque no borrifador um pouco de água, uma colher de chá de detergente neutro concentrado e a medida de uma tampa de vidro de álcool. Evite produtos desengordurantes. Outro cuidado importante é ficar atento ao local ocupado pelo móvel. Se as paredes tiverem infiltrações ou mofos, pode acabar causando danos à laca.


Comentários

Postagens mais visitadas