ILUMINAÇÃO

Harmonize sua decoração

Uma iluminação correta, além de seu papel funcional, pode proporcionar efeitos como destaque, suavização e até criação de clima intimista. Sendo um dos fatores mais importantes na hora de garantir o conforto do ambiente, a iluminação ainda valoriza a arquitetura e a decoração da casa. São diversos os benefícios da criação de um projeto luminotécnico adequado, e em muitos casos realizar a economia de energia no seu apartamento ou casa.


                                                                        Projeto Casttini

É comum que, ao pensar na iluminação, se tenha o excesso de pontos de luz e o uso inapropriado de peças e tipos de lâmpadas. Um profissional que entende de luminotécnica será capaz de aliar o uso com a eficiência de cada produto, reduzindo a quantidade de pontos de luz e, consequentemente, trazendo mais economia para o consumidor.

Dependendo do cômodo da casa e até da disposição dos móveis e objetos, a iluminação pode tornar os espaços mais aconchegantes e até mais práticos. Mas vale lembrar que alguns fatores também precisam ser levados em consideração, como a cor da parede. Paredes escuras, por exemplo, não ficam muito bem com luz quente, ou seja, amarelada, pois altera a cor do ambiente.

Existem três tipos principais de iluminação residencial: iluminação direta, iluminação indireta e iluminação difusa. Utilizando diferentes técnicas, é possível usá-los na criação de espaços flexíveis e versáteis. Um ponto importante na hora de realizar o projeto é pensar que cada proposta e ambiente pede um tipo de iluminação específica, que pode se enquadrar nos três tipos citados anteriormente. Vale lembrar que a iluminação artificial vai complementar os diversos tipos de iluminação natural que os ambientes recebem. 




Uma boa dica é optar por lâmpadas de LED, que são uma alternativa econômica, durável e de boa qualidade e podem ser utilizadas independente do tipo de iluminação que se queira fazer. Abaixo algumas dicas para ajudar na composição dos seus ambientes dadas pelas arquitetas Camila Midori e Giovanna Vargas da Leds e Leds, empresa especializada em iluminação, para revista EXAME:

Sala de estar

Na sala de estar – ambiente de descontração e descanso -, é recomendada uma iluminação indireta para que não atrapalhe a visão e nem reflita na televisão. Neste cômodo da casa, as arquitetas sugerem lâmpadas LED dicroica, pois elas possuem um facho de luz mais focado e são fiéis às cores reproduzidas.

Sala de jantar

Já na sala de janta, a iluminação precisa ser centralizada para que a claridade alcance toda a mesa e todos consigam comer com tranquilidade. Nesse caso, a escolha do lustre precisa ser feita de acordo com o tipo de mesa.
Se a mesa for de vidro, por exemplo, o ideal é escolher lustres em que as lâmpadas sejam viradas para cima, pois assim a iluminação fica mais difusa e indireta. Outra dica que deve ser levada em consideração é a altura entre o lustre e o tampo da mesa.

Cozinha

A cozinha é o ambiente da casa que demanda uma iluminação mais forte e espalhada. Nesse caso, as arquitetas indicam luzes fluorescentes brancas, pois clareiam o ambiente, além de te manter a pessoa que está manuseando alerta – por ser uma luz de cor fria. Fitas de LED em prateleiras e armários também ajudam a clarear o ambiente.

Quarto

Já o quarto precisa de uma atmosfera mais aconchegante e relaxante. Nesse ambiente o ideal é apostar em uma iluminação mais iluminação mais suave e que de preferência possa ser controlada. Luzes quentes (amareladas) proporcionam uma sensação mais agradável e acolhedora para o ambiente.

Banheiro

No banheiro, a iluminação precisa ser forte. Lâmpadas fluorescentes brancas costumam clarear todo o perímetro do espaço. Para o espelho, a dica é iluminar as laterais com iluminação difusas ou indiretas, evitando assim que a imagem formada no reflexo seja alterada.

Escritório

O escritório precisa ser claro. Nesse espaço da casa, a iluminação pode ser feita com luz fria. Segundo as arquitetas, a ideia é iluminar alguns pontos principais de forma a evitar reflexo na tela do computador.

Jardim

No jardim, a iluminação busca focar nos detalhes, seja uma planta ou árvore. Para isso, pode-se usar uma halógena dicróica, com seu facho de luz focado, dará o diferencial e deixará o ambiente harmonioso e charmoso.

Varanda

Já na varanda, se houver uma área com churrasqueira, a iluminação precisa ser ais intensa. No caso de a varanda ser apenas um local de descanso, uma iluminação mais serena é a grande aposta.

Na loja Casttini Rio você consegue visualizar a iluminação em seus projetos com as imagens em 3D. Além disso, conta com profissionais que podem lhe auxiliar nas escolhas, valorizando seu projeto.


Comentários

Postagens mais visitadas