JARDIM VERTICAL

Dê vida ao seu lar!
Como opção para quem quer trazer o verde para dentro de casa e amenizar um pouco do cinza das cidades cada vez mais urbanizadas, os jardins verticais vem conquistando seu lugar na decoração de ambientes, até mesmo para aqueles locais sem muito espaço. Além de darem vida aos espaços externos ou internos, como muros, corredores ou cantinhos inutilizados, os jardins verticais trazem benefícios para os moradores, como o conforto térmico e a diminuição da poluição.



Por poder ser feito em ambientes externos e internos, é preciso atenção na escolha das espécies desse tipo de jardim. É importante estar atento à iluminação e quais espécies se adaptarão ao local. Quanto ao tamanho é possível que seja cultivada praticamente qualquer espécie de plantas e até mesmo árvores, só basta que ter espaço na estrutura para o desenvolvimento das raízes e que suporte o peso contando com a terra úmida. Devem ser evitadas raízes grandes ou agressivas.

Para uma composição mais colorida e chamativa, diversifique as espécies de plantas, folhas e flores. As plantas de meia sombra como as bromélias, os lírios, a samambaia americana, entre outras, se adaptam bem em ambientes internos e que não recebam tanta luz. Para os ambientes externos com mais vento e densidade de luz, espécies como liriope, heras e guaimbê são ideais. Para aqueles que tem dificuldade em manter as plantas vivas, as suculentas, parentes dos cactos, são uma espécie de fácil manutenção, pois não precisam ser irrigadas com frequência, e trazem o verde para a decoração. Quem gosta de cozinhar pode investir em uma hortinha com ervas, trazendo temperos frescos que dão um sabor especial aos pratos.



O cuidado com suas plantinhas e a atenção para a escolha da estrutura e das espécies são fatores fundamentais para ter um jardim vertical. Assim, você evita que eles, ao invés de trazerem benefícios, acabem causando mau odor causado pelo apodrecimento das plantas.

Comentários

Postagens mais visitadas